• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PGR solicita abertura de inquérito no STF para apurar suposto crime de racismo da deputada Bia Kicis

PGR solicita abertura de inquérito no STF para apurar suposto crime de racismo da deputada Bia Kicis

Parlamentar usou 'blackface' em post nas redes sociais para ironizar processo seletivo em programa de trainee exclusivo para negros

Por Da Redação
Às

PGR solicita abertura de inquérito no STF para apurar suposto crime de racismo da deputada Bia Kicis

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a abertura de inquérito ao Supremo Tribunal Federal (STF) a fim de apurar suposto crime de racismo da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF).

Em setembro do ano passado, a parlamentar publicou um post nas redes sociais em que usa o "blackface" - uma prática racista - para criticar o processo seletivo em um programa de trainee exclusivo para negros, realizado pela empresa Magazine Luiza. 

A deputada fez uma montagem com fotos dos rostos dos ex-ministros Sérgio Moro e Luiz Henrique Mandetta  pintados de preto. Isso é considerado meio do mecanismo de discriminação racial.

Bia Kicis não se manifestou sobre o caso.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, afirmou que a conduta da parlamentar implica, em tese, na prática de crimes resultantes de preconceito ou discriminação. Ele pediu ao STF que autorize a tomada de depoimento da deputada e que as postagens sejam guardadas.

Veja o post feito pela deputada: 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário