PIB de membros da OCDE cresce 9% no 3º trimestre de 2020
Apesar do resultado, números seguem abaixo do nível pré-pandemia

Foto: Reprodução/Cemirim
O PIB (Produto Interno Bruto) dos países que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) cresceu 9% no terceiro trimestre de 2020, na comparação trimestral, depois de ter contraído 9,8% entre abril e junho. A atividade econômica, entretanto, ainda permanece 4,3% abaixo do nível anterior à pandemia da Covid-19, segundo um relatório publicado nesta quinta-feira (19) pela organização.
Entre as sete maiores economia do mundo, a França registrou a maior alta do PIB entre julho e setembro, 18,2%, após uma retração de 13,7%. Em outras partes da Europa, o crescimento da economia no terceiro trimestre foi de 16,1% na Itália, de 15,5% no Reino Unido e de 8,2% na Alemanha, ressalta o documento.
Na zona do euro e na União Europeia, os avanços foram de 12,6% e 11,6%, respectivamente. Nos EUA, o PIB apresentou avanço de 7,4% no terceiro trimestre, enquanto no Japão, a alta foi de 5,0%, destaca a OCDE. Em relação a igual período do ano passado, o PIB da OCDE teve queda de 4,1% no terceiro trimestre, após encolher 11,7% no trimestre anterior.