Ponta de Humaitá é requalificada e entregue à população
A obra foi dividida em duas partes e a história do local foi preservada
Foi entregue na noite desta sexta-feira, 31, a requalificação da Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. A obra foi apresentada pelo prefeito ACM Neto, com direito a show da Banda Jammil.
Tomado desde 1957 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra foi dividida em duas partes e a história do local foi preservada. O piso do entorno da tradicional Igreja de Monte Serrat foi recuperado na primeira fase do projeto.
Ainda na primeira etapa, houve a recuperação de quadras, implantação de sanitários, espaço para rodas de capoeira e de contemplação para o famigerado pôr do sol, instalação de rampas de acesso, guarda corpo na balastrada, entre outros ajustes. Ao todo, uma área de 12 mil metros quadrados foi reformada.
Na segunda fase, foi requalificado o canteiro central, colocação de meio fio de granito, reforma da alvenaria, piso intertravado e paisagismo. O objetivo da obra é atender melhor aos moradores da região, e os turistas que visitam.
O prefeito ACM Neto esteve no local para inaugurar a obra, rasgou elogios sobre o pôr do sol de Humaitá. “A Ponta de Humaitá, sem dúvida alguma, é um dos lugares mais bonitos de Salvador. Eu me arriscaria a dizer que é pôr do sol mais bonito de nossa cidade”, disse.
Neto garantiu, ainda, que irá requalificar em breve a Orla de Boa Viagem. Assim como em Humaitá, será dividida por etapas. “Em breve vamos começar a construção da obra da primeira etapa da boa viagem, aqui perto. Tudo isso neste contexto mais amplo de reforma da orla de Salvador”, afirmou.


