Ponte histórica na Holanda será desmontada para conceder passagem à iate de luxo do bilionário Jeff Bezos
Segundo o The Washington Post, os objetivos de trabalho, cronograma e custos ainda não foram definidos

Foto: Reprodução
A prefeitura de Roterdã, na Holanda, permitiu que a ponte histórica seja desmontada temporariamente para garantir passagem para o iate de luxo construído para o fundador da Amazon, Jeff Bezos. A gestão municipal comunicou nesta quarta-feira (3) a alteração na estrutura.
Segundo a Boat International, a intervenção será realizada para que o Y721, o maior iate à vela do mundo, consiga sair do estaleiro na cidade de Alblasserdam, passar por Roterdã, e chegar ao mar aberto. A empresa holandesa Oceanco é responsável pela construção da embarcação.
Avaliado em US$ 500 milhões (equivalente a R$ 2,6 bilhões), o iate possui 127 metros de comprimento e três mastros. Já a ponte tem 41 metros de um lado ao outro do Rio Nieuwe Maas e 70 metros de altura no ponto mais alto.
Quando construída em 1877, a ponte Koningshaven era giratória. Em 1927 passou a ser uma ponte elevatória, por conta das colisões de navios contra os pilares. Chamada de "De Hef" pelos moradores de Roterdã, a ponte hoje é um monumento e não deveria sofrer intervenções.
Como informou o The Washington Post, jornal que pertence a Bezos, os objetivos de trabalho, cronograma e custos ainda não foram definidos, porém afirmou que a Oceanco e o bilionário pagarão para desmantelar a ponte.