'Popcorn e ice cream', apoio e críticas: veja como políticos baianos reagiram ao início do julgamento de Bolsonaro
Parlamentares se dividiram entre postagens com tom jocoso e mensagens de apoio ao líder bolsonarista

Foto: Fellipe Sampaio/STF
O início do julgamento de Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (2), mobilizou a atenção de figuras políticas em todo o país. O ex-presidente é acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado para permanecer no poder após as eleições de 2022.
Na Bahia, parlamentares se dividiram entre postagens com tom jocoso e mensagens de apoio ao líder bolsonarista.
A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) foi uma das que apostou no tom de humor para se referir ao início do julgamento. A parlamentar publicou um vídeo em que aparece caminhando e sorrindo devido ao início do processo. O grande dia chegou! 👍🏾 Já preparei minha pipoca pra ver Xandão botando pra quebrar nesse julgamento. 🤣", diz a legenda.
Na mesma linha, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) fez uma postagem com a canção "Alegria", de Ivete Sangalo. "POPCORN AND ICECREAM 🍿🍦É tudo que eu quero pra acompanhar esse julgamento e desejo que a justiça brasileira dê as devidas punições para quem atentou contra a democracia em nosso país!", escreveu.
O deputado federal Jorge Solla (PT) apostou em uma sequência de cards com uma linha do tempo sobre os supostos crimes cometidos pelo ex-presidente. "SEM ANISTIA! Hoje, Bolsonaro começa a ser julgado pela tentativa de golpe de Estado. Chuva de meme e de memória para que o maior golpista da nossa história responda por seus crimes", disse na legenda.
Já o deputado federal Capitão Alden (PL) publicou uma série de postagens em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, ao mesmo tempo em que destacou cortes da audiência pública com Eduardo Tagliaferro, ex-assessor de Moraes, na Comissão de Segurança Pública do Senado, também nesta terça.
"Neste exato momento o Ex Assessor de Moraes revelará tudo sobre Alexandre de Moraes e a sua ditadura!", disse em um dos posts.
"O “crime” do Presidente Bolsonaro é ser o maior líder político da América do Sul. Deus está conosco e enviará as providências", defendeu em outra postagem.
O vereador Cezar Leite (PL) e o deputado estadual Leandro de Jesus (PL), organizadores de ato bolsonarista no Farol da Barra no próximo domingo (7), também publicaram mensagens de endosso ao ex-presidente Bolsonaro.
"Hoje é dia de mostrar que o povo está junto com o presidente Bolsonaro! Não é apenas um julgamento, é a prova de que querem calar a voz de milhões de brasileiros. Mas nós seguimos firmes, unidos e confiantes em Deus", disse Cezar Leite.
"Sempre juntos, presidente. Vamos vencer e os tiranos serão derrotados. DEUS e o POVO estão ao seu lado para sempre!", afirmou Leandro de Jesus.
A deputada federal e presidente do PL Mulher Bahia, Roberta Roma (PL), chamou o julgamento de "perseguição política e ativismo judicial". "Mas quero dizer que estamos juntos, presidente @jairmessiasbolsonaro! Que essa travessia seja feita com a cabeça erguida e o coração voltado para sempre defender a nossa nação", completou.
Entre críticas, humor e demonstrações de apoio, parlamentares e vereadores usam as redes sociais para expressar suas posições, enquanto a população acompanha atentamente os desdobramentos do processo. Nos próximos dias, é esperado que novas reações surjam à medida que o julgamento avança, mantendo o tema no centro do debate político nacional.
A expectativa é que o julgamento seja dividido em cinco dias - 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro - em oito sessões. A previsão de ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) é que o voto do relator da ação penal da trama golpista, ministro Alexandre de Moraes, só deve ser proferido na sessão do dia 9 de setembro, na segunda semana de análise.