População deve ter acesso, em tempo real, à apuração dos votos, afirma TSE
Órgão explicou nesta segunda (4) o projeto sobre divulgação de totalização de votos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou à imprensa, nesta segunda-feira (4), o projeto de divulgação dos resultados da apuração dos votos das eleições de outubro.
Em reunião, técnicos do TSE explicaram aos profissionais de tecnologia de informação das empresas jornalísticas o modo de funcionamento dos mecanismos de recebimento e transmissão dos dados da totalização de votos.
Segundo o tribunal, a ligação entre o sistema do tribunal e as emissoras de rádio e televisão, assim como com as agências de notícias, deve permitir que a população tenha acesso, em tempo real, à apuração dos votos que foram destinados aos candidatos no mesmo dia do pleito.
Assim, com o sistema eletrônico de votação, o eleitor poderá conhecer os candidatos mais votados no mesmo dia das eleições.
O primeiro turno das eleições está previsto para acontecer no dia 2 de outubro. Neste pleito, os eleitores terão que votar para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Em caso de um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais, a votação deve acontecer em 30 de outubro.