• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Por unanimidade, STF reafirma que União não pode requisitar insumos estaduais

Por unanimidade, STF reafirma que União não pode requisitar insumos estaduais

Supremo confirma liminar do ministro Ricardo Lewandowski

Por Da Redação
Às

Por unanimidade, STF reafirma que União não pode requisitar insumos estaduais

Foto: Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou, por unanimidade, que a União não pode requisitar insumos de saúde, como agulhas e seringas, cuja compra já tenha sido contratada por estados ou municípios. Dessa forma, os ministros reafirmaram a jurisprudência segundo a qual não há preferência entre entes federativos na aquisição de materiais. 

A decisão confirma uma liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski em janeiro, que suspendeu a requisição de agulhas e seringas já vendidas por uma fabricante ao governo de São Paulo. Na época, o material foi comprado para ser usado no próprio programa de imunização contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, do estado. 

Em liminares anteriores, concedidas pelos ministros do STF Luís Roberto Barroso e Celso de Mello (hoje aposentado), o Supremo já havia impedido a requisição de respiradores de Mato Grosso do Sul e do Maranhão. Ao Supremo, a União alegou que, ao fazer requisições administrativas, não busca atingir “os quantitativos dos insumos previamente contratados, na forma da lei, com os demais entes da Federação”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.