Potencial contra a covid-19

Confira o nosso editorial desta quinta-feira (13)

[Potencial contra a covid-19]

FOTO: Reprodução/Capes

Agosto é o quinto mês da pandemia da covid-19 no Brasil. Ainda em meados de março, quando os casos positivados começaram a aumentar e as pessoas se esforçavam para entender a situação e vislumbrar um futuro a curto prazo sem a doença, um cenário otimista era de um país – e o mundo – mais flexível e saudável a partir de setembro. Notável que esta estimativa, hoje, é improvável, e a humanidade continua em busca de esperanças, notícias animadoras e antídotos. 

Não à toa, sem julgamento algum, muitos se apoiaram em supostas curas ou medicamentos capazes de aplacar o vírus, ou mesmo retardar seu estrago. Do lado da ciência, algumas pesquisas caminham, sem alarde, na busca por resultados que podem funcionar como injeção de ânimo na população. Os meses voam e toda etapa é uma glória a ser, mesmo, comemorada.

Um destes avanços é quanto a três substâncias, já aprovadas para uso contra outras doenças, que apresentam potencial de combate ao vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. O estudo é brasileiro, com aporte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)  foi publicado no fim do mês passado na revista Journal of Biomolecular Structure and Dynamics.

O estudo derivou do mestrado de Gabriela Menezes em Ciências Aplicadas à Saúde, na Universidade Federal de Jataí (UFJ). Ela usou métodos in silico (computadorizados) para buscar fármacos que ataquem uma das substâncias mais importantes para a reprodução dos coronavírus, a proteína não estrutural 1 (nsp1). Ausente em seres humanos, esse elemento pode ser um alvo preferencial de novos medicamentos porque remédios contra ele podem ser bem específicos, provocando menos reações adversas no paciente.

A equipe agora faz a triagem de 200 mil moléculas em um banco de dados de compostos naturais com potencial geração de patentes. Não há dúvidas: a ciência vencerá a covid-19, mas como todo processo científico, demanda tempo, dedicação de seres humanos fantásticos e paciência da população que será, sem dúvida, beneficiada com os resultados.


Próxima Notícia
Produção em alta

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!