Produção em alta

Confira o nosso editorial desta quarta-feira (12)

[Produção em alta]

FOTO: Reprodução / Pixabay

Com desempenho acima da média, que assegura a manutenção da forte presença do agronegócio nas exportações, o campo continua o responsável pelos resultados expressivos que a balança comercial que o Brasil registra.

A produção de grãos da safra 2019/2020 do Brasil deve bater a marca de 253,7 milhões de toneladas, representando um crescimento de 4,8% ou 11,6 milhões de toneladas a mais que a produção da safra passada.

Os números, divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado ontem, mostram que o país se mantém, mesmo me meio à crise da covid-19, como um dos maiores produtores de grãos do mundo.

A história de recordes da safra continua. No caso da soja, o mercado indica uma estimativa de exportações sem igual este ano, com 82 milhões de toneladas, devido à expectativa de câmbio elevado e as negociações antecipadas que estão ocorrendo.

O carro-chefe dos grãos é comandado pela soja e milho, que garantem quase 90% da produção nacional. A soja já tem garantida a produção recorde estimada em 120,9 milhões de toneladas, com  ganho de 5,1%. Também o milho total, recorde assegurado pelos seus 102,1 milhões de toneladas, já encerrou a primeira safra e caminha para o fechamento da segunda, dependendo de 1,5% da contribuição das lavouras cultivadas na região que inclui a Bahia.

A depender da ajuda climática, a produção deve chegar a um recorde de 6,8 milhões de toneladas. O Brasil só ultrapassou a marca dos 6 milhões de toneladas de trigo em 4 ocasiões na série histórica, sendo esta a maior, caso se confirmem as estimativas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!