Praça dos Três Poderes é interditada após ato contra decisões do STF
Protesto foi liderado por Hélio Lopes (PL-RJ) mobilizou apoiadores e levou Polícia Militar do DF a bloquear o acesso à área

Foto: Imagem ilustrativa - Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A Polícia Militar do Distrito Federal interditou, na madrugada deste sábado (26), o acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília, como medida preventiva contra manifestações que pudessem culminar em episódios semelhantes aos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo a corporação, não há previsão para reabertura da área.
A medida foi adotada após o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) montar uma barraca no local como forma de protesto contra decisões recentes do Supremo Tribunal Federal. A presença do parlamentar atraiu apoiadores e levou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a determinar a imediata desmobilização do grupo.
Durante a madrugada, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi pessoalmente à Praça dos Três Poderes para negociar a retirada dos manifestantes. A desocupação foi realizada de forma pacífica. Mesmo após a saída do grupo, a PMDF permaneceu no entorno e bloqueou o acesso nas imediações do Congresso Nacional.