/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Preconceito e constrangimento

Notícias
Editorial

Preconceito e constrangimento

Por Da Redação
Preconceito e constrangimento
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A polêmica na Bienal do Livro no Rio de Janeiro foi um episódio de intolerância, acalorado  de constrangimento. Tentar proibir a comercialização de uma História em Quadrinhos (HQ) por causa de uma cena de um beijo entre dois personagens masculinos (no enredo, em um relacionamento estabelecido) em Vingadores – A Cruzada das Crianças, mostra um prefeito da capital fluminense – Marcelo Crivella – insensível a debates intrínsecos à sociedade contemporânea e profundo desconhecimento do contexto que criticou. 

Apesar do ‘Criança’ no título da publicação, o material é direcionado para adolescentes que, não raramente, neste mesmo tipo de literatura, tem contato com questões verdadeiramente sérias, como violência, mesmo que inserida dentro de um universo fantástico e caracterizada, na grande maioria das vezes, sem exageros e nada que vá causar repulsa ao leitor. 

O universo das HQs não é imediatista como foi Crivella na sua tentativa de censura. Esta história, por exemplo, foi desenrolada ao longo de sete anos e, o beijo que causou polêmica a quem quer motivar polêmica, é uma das cenas finais da saga, uma troca explícita de carinho do casal de heróis. Isto é, se quer é uma literatura que debate de fato a homossexualidade.

Crivella tem todo o direito de ter suas convicções a respeito do tema, mas como prefeito e prefeito de uma das principais cidades do mundo, deve ter decoro e respeito à opção sexual de cada cidadão. Precisa, também, mais atenção antes de alçar uma polêmica e promover um constrangimento coletivo.

Não se trata, em absoluta questão, de perseguição pela orientação religiosa do prefeito do Rio. Ponderar a atitude de Crivella por um suposto preconceito por ele ser evangélico é descontextualizar um debate muito pertinente à sociedade; ou pior, negligenciar um assunto que, infelizmente, causa traumas e até mata. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102