Presidente da Coreia do Sul diz que era de apaziguar Coreia do Norte acabou
Yoon Suk Yeol afirma estar pronto para responder qualquer ato de provocação
O novo presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, disse nesta segunda-feira (23), em entrevista à CNN, que a era de apaziguar a Coreia do Norte acabou e qualquer nova conversa entre Seul e Pyongyang deve ser iniciada pelo líder norte-coreano Kim Jong Un.
“Acho que a bola está no campo do presidente Kim. É a escolha dele iniciar um diálogo conosco”, afirmou Yeol, que continuou dizendo que a Coreia do Sul e seus aliados estão prontos para responder a qualquer ato de provocação norte-coreana. “Apenas escapar temporariamente da provocação ou conflito norte-coreano não é algo que devemos fazer. Esse tipo de abordagem nos últimos cinco anos provou ser um fracasso”, reforçou o presidente.
Neste ano, a Coreia do Norte lançou 15 testes de mísseis. O número é mais do que nos últimos dois anos juntos. No mês passado, Kim prometeu “fortalecer e desenvolver” suas forças nucleares na “mais alta velocidade possível”.
Ainda na entrevista, Yoon disse que não queria que a Coreia do Norte “colapsasse”. “O que eu quero é prosperidade compartilhada e comum na Península Coreana”, disse. “Não acredito que o aumento da capacidade nuclear [da Coreia do Norte] seja útil e conducente à manutenção da paz internacional”, completou.