Presidente do México afirma que entregará documento à Biden sobre situação da imigração
Documento será entregue nesta quinta (09), em reunião

Foto: Alfredo Estrella/AFP
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou, nesta segunda-feira (06), ter a intenção de entregar um documento ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre a situação da imigração vivida entre os dois países. Segundo Obrador, o arquivo deve ser entregue na próxima quinta-feira (09), durante reunião em Washington.
Além dos dois chefes de Estados, estarão presentes na reunião do Diálogo Econômico de Alto Nível (Dean), Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, a secretária de Economia, Tatiana Clouthier, além do subsecretário de Fazenda e Crédito Público, Gabriel Yorio.
A Dean foi reinstalada na última sexta-feira (03), após 5 anos sem uso. Criada no governo de Barack Obama e Enrique Peña Nieto, a Casa Branca explica que o diálogo visa discutir as prioridades econômicas e comerciais comuns, além de incentivar o crescimento e o desenvolvimento econômico, a criação de empregos, a competitividade global e a redução da pobreza e da desigualdade.
Segundo Obrador, a intenção é que Biden trabalhe em soluções para a migração forçada e que sejam oferecidos vistos temporários de trabalho para cidadãos oriundos da América Central. “Não podemos só estar detendo, retendo, é preciso solucionar as causas”, afirmou.
A onda imigratória vivida pelo México é a maior registrada na história recente. Em julho, as autoridades norte-americanas detiveram 212.672 pessoas em situação ilegal, o número mais alto em 20 anos.