Produção industrial avança 8% em julho, segundo IBGE
Apesar do saldo positivo, percentual não é o suficiente para eliminar a perda de 27%

Foto: Reprodução/ G1
Por mais um mês seguido a produção industrial brasileira se recuperou fortemente, em julho houve um avanço de 8% frente a junho. No total, o setor já registra três meses seguidos de alta em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar da alta consecutiva, o resultado ainda não é o suficiente para eliminar a perda de 27% acumulado em março e abril, o que fez com que o setor tivesse o ponto mais baixo da série.
Em relação a julho do ano passado (série sem ajuste sazonal), a indústria recuou 3% em julho de 2020, nono resultado negativo seguido nessa comparação. Com isso, o setor acumula perda de 9,6% no ano.
Com esse avanço de 8%, a atividade industrial, de junho para julho de 2020, alcançou todas as grandes categorias econômicas. Além disso, houve altas em 25 dos 26 ramos pesquisados.
Entre as atividades, a influência positiva mais relevante em relação ao mês anterior foi assinalada pela de veículos automotores, reboques e carrocerias, que avançou 43,9% em julho, impulsionada, em grande medida, pela continuidade do retorno à produção após a interrupção em função da pandemia. O setor acumulou expansão de 761,3% em três meses consecutivos de crescimento na produção, mas ainda assim se encontra 32,9% abaixo do patamar de fevereiro último.