Produção industrial avança em setembro e elimina perdas da pandemia
Crescimento na produção foi de 2,6%, indica IBGE

Foto: Reprodução/IBGE
A produção industrial brasileira cresceu 2,6% em setembro, na comparação com agosto, e eliminou perdas as provocadas pela pandemia da Covid-19, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Essa é a quinta alta mensal seguida, consolidando os sinais de retomada.
O desempenho do setor foi puxado pelos bens de consumo duráveis, especialmente para a indústria automotiva. Segundo o IBGE, o resultado zerou como perdas de 27,1% acumuladas entre março e abril , quando a indústria atingiu o patamar mais baixo já registrado devido ao distanciamento social adotado para controle da pandemia .
“Com o resultado de setembro, em conjunto com os avanços dos quatro meses anteriores, a produção industrial superou em 0,2% o patamar pré-pandemia, em fevereiro. Passados ??os meses de março e abril e com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o setor industrial foi recuperando, mês a mês, aquele patamar ”, diz o gerente da pesquisa, André Macedo.
No acumulado do ano, porém, a indústria registra queda de 7,2%. E, em 12 meses, a perda acumulada é de 5,5%. Em comparação com setembro de 2019, o setor cresceu 3,4%, interrompendo dez meses de resultados negativos seguidos nessa comparação.


