Produtividade na pandemia

Confira o editorial desta segunda-feira (11)

[Produtividade na pandemia]

FOTO: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Usar a pandemia para justificar que não teve bons resultados não funciona. No primeiro completo em que a covid-19 se alastrou rapidamente pelo mundo, pessoas e sistemas de trabalho, e até mesmo relações interpessoais mudaram, numa tentativa de se adaptar à realidade.

No Brasil, por certo, pairou a dúvida e o medo de que o Congresso pudesse entrar em um nocivo marasmo, potencializar uma já famigerada lentidão em certos debates ou mesmo esquivar-se de outros temas.

Mas em plena pandemia, a Câmara dos Deputados adaptou seu sistema de votação em Plenário para viabilizar a tramitação de projetos que ajudaram no enfrentamento da doença do novo coronavírus. Com muitos poréns, sem dúvida, só que o balanço mostra até que números razoáveis de produção dos parlamentares.

Foram votados temas como o auxílio emergencial, o programa de suspensão de trabalho, ajuda a micro e pequenos empresários, orçamento especial para o estado de calamidade pública, ajuda a estados e municípios e várias outras propostas para responder ao desafio sanitário e econômico provocado pela covid-19.

Ao todo, o Plenário analisou e aprovou 81 projetos de lei, 53 medidas provisórias, nove projetos de lei complementar e 4 propostas de emenda à Constituição em 2020. Aprovaram, também, 22 projetos de decreto legislativo e cinco projetos de resolução. 

No fim, em termos de números brutos – porque sabe-se que políticas públicas de jeito algum deve ser qualificado somente por quantidade – foi o mais produtivo da década. O Plenário aprovou mais medidas provisórias e projetos de lei do que em qualquer outro ano desde 2011.

O desafio em 2021 será maior. A Câmara ter um duro embate sobre gestão de crise (econômica, política e de saúde), questões que envolvem a vacinação da população brasileira contra a covid-19 e tantos outros assuntos que ainda demarcam, negativamente, o desenvolvimento do país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Dia das Mães: história real sobre tentativas, perdas e a realização de um sonho! ]

No livro "Todas as minhas mortes", Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!