Projeto que define jogo de queimada como modalidade esportiva tramita na Câmara
Proposta será analisada pelas comissões de Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
A Câmara dos Deputados apresentou um Projeto de Lei para o reconhecimento do jogo de queimada como modalidade esportiva. Segundo a autora da proposta, a deputada Celina Leão (PP-DF), o objetivo é de permitir a profissionalização do esporte e ampliar o acesso a recursos e incentivos.
Celina ressalta que o jogo de queimada, conhecido internacionalmente como dodgeball, é um esporte coletivo com grande popularidade no Brasil, existindo, apenas no Distrito Federal, 32 times de queimada, masculinos e femininos.
“Pretendemos valorizar, incentivar o desenvolvimento dessa prática esportiva tão popular no nosso País e proporcionar que os incentivos financeiros previstos na legislação vigente possam ser destinados para essa modalidade”, afirmou.
Além disso, a deputada destaca que o jogo de queimada é acessível e democrático, assim, tendo facilidade de ser inserido em projetos de escolas e comunidades carentes.
A proposta tramita em caráter conclusivo e deve passar por análise das comissões de Esporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania.