Proteção e defesa civil

Confira o editorial desta terça-feira (11)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Proteção e defesa civil

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Nasce no país o primeiro módulo do curso de capacitação a distância em proteção e defesa civil, com a chancela do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo é promover um panorama atual da política de proteção e defesa civil no Brasil, com foco nos principais conceitos ligados ao tema.

É um curso voltado a agentes de proteção e defesa civil dos estados e municípios brasileiros, mas devido à urgência do tema, além de tanto alarde  - muitos equivocados – sobre o tema, deveria ser ingressado por pessoas com interesse em aprender sobre gestão de risco e desastres.

As aulas, de acordo com o governo, foram desenvolvidas em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujo crédito evidencia sua qualidade.

Em todos os módulos, as aulas utilizarão animações e partirão da história de um município fictício, chamado Brasilis.

Elas promovem, de forma interativa, o repensar do conhecimento adquirido e habilidades já desenvolvidas pelos técnicos da defesa civil. Além disso, facilitam a interlocução entre estados e municípios, unificando o discurso de todos os envolvidos. 

As reciclagens e a comunicação intermunicipal favorecem a atuação na hora do desastre. Elas permitem que as equipes atuem rapidamente e tragam boas soluções de apoio às famílias que ocupam as áreas afetadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.