Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em maio
Beneficiários poderão fazer pelo aplicativo através de biometria facial

Foto: Reprodução
A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai retomar a obrigatoriedade em maio e a novidade deste ano é a possibilidade de fazê-la por meio de biometria facial no celular, pelo aplicativo meu-gov.br, como afirma o especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior.
A prova de vida do beneficiário é uma garantia para que o INSS não realiza pagamentos indevidamente a quem não tem direito. "Ela é obrigatória, anual, e pode ser feita na rende bancária onde o segurado ou o dependente recebem o benefício", diz Bocchi Junior.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é garantido para idosos, homens e mulheres com mais de 65 anos ou para pessoas com algum tipo de deficiência de longa duração.
"Além da prova da idade ou da deficiência, um ou outro, não precisa provar as duas coisas, o interessado tem que comprovar também que não possui condições de prover sua subsistência e que a família também não tem condições de prover o idoso ou a pessoa com deficiência", afirma o especialista.
Confira o calendário da prova de vida