• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Prova de vida para beneficiários do INSS volta a ser obrigatória nesta terça-feira (1)

Prova de vida para beneficiários do INSS volta a ser obrigatória nesta terça-feira (1)

Sabia como fazer o procedimentos e os detalhes sobre as condições de realização

Por Da Redação
Às

Prova de vida para beneficiários do INSS volta a ser obrigatória nesta terça-feira (1)

Foto: Reprodução/Rádio Cultura Foz

A prova de vida para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1). O procedimento tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício.  

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, "a grande maioria" vai conseguir fazer o procedimento sem sair de casa por conta da pandemia da Covid-19. Em entrevista à rádio CBN, ele informou que a estimativa do número de segurados que ainda não realizaram a prova de vida está em torno de 11 milhões. 

"Desses 11 milhões, a grande maioria pode fazer sem sair de casa. E aqueles que precisarem sair de casa, a nossa orientação é: há um calendário, que vai de junho a dezembro, e que eles devam ir apenas quando vão sacar o benefício", disse Rolim.

Prova de vida presencial

O modelo convencional de atendimento do INSS é o presencial. Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada podem usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida.

Já no caso dos beneficiários que não possuem a biometria, é possível ir à uma agência bancária com CPF e documento com foto. Entre os principais bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo.

Prova de vida digital

O INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro um projeto piloto envolvendo cerca de 5,3 milhões de beneficiários que foram escolhidos para  fazer a prova de vida por biometria facial, sem a necessidade de sair de casa. Nesse caso, é possível fazer o procedimento usando o aplicativo disponível para Android e iOS (iPhone) e o site Meu gov.br.

Prova de vida em domicilio

O INSS permite ainda que beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. Esse direito é garantido nos casos em que o segurado, de qualquer idade, que não estejam em condições de se locomover ou se o segurado for maior de 80 anos, com o sem condições de se locomover.

No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o Meu INSS para agendar a prova de vida. Além disso, é necessário realizar a comprovação dessa condição de saúde por meio de documentos médicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.