Próximo da meta de Biden, EUA não consegue vacinar 70% dos adultos até 4 de julho
Dos 50 estados, apenas 20 ultrapassaram a meta

Foto: Reprodução/Getty Images
Inicialmente, o plano do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, era que este domingo (4), fosse motivo de comemoração dupla. Isso porque os EUA celebram os 245 anos da independência do país e comemorariam a vacinação de pelo menos 70% dos americanos adultos com a primeira dose contra a Covid-19. No entanto, o país alcança 67% dos inoculados.
Os principais motivos para o não cumprimento desta meta são a polarização política, a desinformação e a má comunicação. Ainda segundo os especialistas ouvidos pelo GLOBO, o surgimento de novas variantes deve tardar ainda mais a meta.
A disparidade da vacinação entre os estados retrata como a explicação para este fenômeno passa pela política. Até sábado, apenas 20 dos 50 estados haviam ultrapassado o objetivo traçado por Biden — em todos, o democrata foi o mais votado na eleição de 2020.
Enquanto Vermont já inoculou 85,4% de seus adultos e Massachusetts, 82,4%, o Sul e o Meio-Oeste americano ficam para trás. O Mississippi e Louisiana, são os únicos estados que ainda não conseguiram vacinar sequer 50% dos seus adultos.
Especialistas acreditam que a falta de comunicação também faz com que os americanos não tenham interesse em ser vacinados. Para eles, poderia ter sido adotada uma estratégia comunicacional e reforçar que as vacinas não foram criadas às pressas e que não houve atalhos para serem aprovadas.