PT aciona STF e acusa Tarcísio de Freitas de tentar facilitar fuga de Bolsonaro aos EUA
Na ação, partido acusa o governador de tentar obstruir a justiça

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), na última sexta-feira (11). A petição é assinada pelo líder do partido na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que acusa o chefe do Executivo paulista de obstrução de justiça.
Segundo Lindbergh, Tarcísio teria tentado buscar autorização junto ao STF para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) pudesse viajar aos Estados Unidos e negociar diretamente com o presidente Donald Trump o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros.
“Ainda que não tenha formalizado o pedido, o simples contato institucional revela disposição de violar a legalidade, pressionar a Corte Suprema e fragilizar o processo penal em curso. Com isso, parece ter aceitado integrar conscientemente uma engrenagem ilegal, voltada à facilitação da fuga de Jair Bolsonaro”, diz um trecho da ação.
A informação de que Tarcísio procurou ministros do STF foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Para o PT, essa movimentação se enquadra como obstrução de justiça, já que teria como objetivo permitir uma suposta fuga do ex-presidente.
Bolsonaro está impedido de deixar o país e teve o passaporte apreendido. Ele é réu no inquérito da trama golpista no STF, que investiga uma articulação para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a vitória nas eleições de 2022.
LEIA TAMBÉM:
• Entenda como tarifaço de 50% de Trump pode impactar nas exportações de carne do Brasil aos EUA
•Lula usa tarifa dos EUA para mirar Tarcísio e reagir à queda de popularidade