Quase 1,5 mil voos deixaram de ser feitos após pandemia de coronavírus

Queda no trafego aéreo registrou mais de 90% de queda

Por Da Redação
Às

Quase 1,5 mil voos deixaram de ser feitos após pandemia de coronavírus

Foto: Reprodução/Agência Brasil

O coronavírus tem feito milhares de aviões ficarem no chão. De acordo com um levantamento realizado pelo site Flightradar24 sobre movimentação nos dez maiores aeroportos brasileiros, mais de 1,4 mil voos deixaram de ser feitos por dia, uma queda de mais de 95% em relação ao tráfego aéreo registrado antes da crise. O mapa aéreo brasileiro mostra um desaparecimento dos aviões, fenômeno similar ao ocorrido em outras regiões como China, Europa e Estados Unidos, que decretaram um ajuste em sua malha a fim de evitar a propagação da pandemia. 

Diante desse apagão, as companhias aéreas estão com dificuldades de encontrar locais para estacionar suas aeronaves. Nos dez maiores aeroportos brasileiros, apenas 76 voos saíram no último dia 4 de abril, em comparação aos 1.547 voos um mês antes, segundo os dados do site. O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo maior em número de voos no País, foi o que mais sofreu com a medida de deixar os aviões em terra. No sábado (4), apenas uma aeronave decolou. Normalmente, mais de 260 voos são programados.

O aeroporto de maior tráfego segue sendo o de Guarulhos, mas sua movimentação caiu em 91%, com 32 voos diários realizados no sábado. Especializado em cargas, Viracopos, em Campinas, teve 12 voos no mesmo dia, uma queda de 91% em relação aos índices de antes da pandemia. Desde o dia 28 de março, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) realizou ajustes em sua malha aérea, deixando uma ligação mínima entre os Estados e o Distrito Federal.

Dona da maior rede aérea do País, a Gol comunicou na segunda-feira (6) que reduziu sua malha doméstica em 92% e suspendeu todos os voos internacionais. Com mais aviões no chão, impedidos de voar, a Anac negociou com os operadores aeroportuários a implantação de estacionamentos de aviões dentro dos aeroportos brasileiros. Foram definidas 610 vagas extras para hangaragem a céu aberto, além das 946 posições homologadas para tal finalidade em 22 aeroportos em todo o País.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.