"Querem criar a polarização social", diz Hugo Motta sobre o governo Lula
Presidente da Câmara revelou que avisou ao Planalto sobre a recepção negativa do aumento do IOF na Casa

Foto: Reprodução/Instagram
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), acusou o governo Lula (PT) de promover "polarização social" no Brasil. Além disso, ele afirmou que avisou ao Planalto que o aumento no Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) não seria bem recebido pelos parlamentares.
"Quem alimenta o 'nós contra eles' acaba governando contra todos", afirmou Motta, em um vídeo publicado em suas redes sociais. "A polarização política no Brasil tem cansado muita gente e agora querem criar a polarização social", completou.
O presidente da Câmara destacou que a derrubada do aumento do IOF, aprovada pela Casa na última quarta-feira (25), contou com uma ampla maioria dos deputados, incluindo parlamentares de esquerda e direita. A decisão contou com 383 votos a favor e 98 votos contra.
Leia também: Confira como votaram deputados baianos em projeto que derruba aumento do IOF
Sobre as alegações de que o governo foi pego "de surpresa" com a decisão, Motta afirmou que avisou ao Planalto sobre a dificuldade que o novo IOF enfrentaria para ser aprovado pela Câmara.
No entanto, decretos presidenciais, como no caso do IOF, não precisam de aprovação do Congresso. Os parlamentares que buscaram a derrubada do reajuste. É esperado que o governo recorra ao Supremo Tribunal Federal (STF), porém Lula ainda não decidiu qual será a sua reação.