Rádio Sociedade e Sinjorba emitem nota de repúdio após ataques do deputado Marcell Moraes
A rádio afirmou que o episódio do deputado "violentou" o direito de informar e a democracia

Foto: Reprodução
A Rádio Sociedade da Bahia e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) emitiram uma nota de repúdio [confira abaixo] após ataques do deputado Marcell Moraes (PSDB) à jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo da rádio. O caso aconteceu na sexta-feira (22).
Segundo nota da Rádio Sociedade, o episódio feito pelo deputado contra a jornalista "uma mulher, profissional de imprensa, no exercício das suas atividades, violentaram não apenas ao sagrado direito de informar, mas também à própria democracia, valores seguidos à risca pela Rádio Sociedade da Bahia", segundo informou a nota. Já o Sinjorba disse que "o cargo parlamentar pressupõe respeito às pessoas, ao exercício da liberdade de expressão e ao trabalho, especialmente aquele cujas funções incluem fiscalizar os representantes eleitos pela sociedade".
De acordo com a Rádio Sociedade, o deputado Marcell Moraes teria começado os ataques á jornalista desde a quinta-feira (21), quando Silvana Oliveira apresentava o programa 'Conexão Sociedade' e entrevistava o chefe da Diretoria de Defesa Animal da Prefeitura de Salvador, Gustavo Moraes.
Durante a entrevista, a jornalista disse ao entrevistado Gustavo Moraes que os internautas elogiavam o trabalho dele e perguntou se ele possuía parentesco ou ligação política com o deputado Marcell Moraes, quando foi surpreendida por publicações do deputado nas redes sociais da emissora da rádio. Na mensagem, Marcell Moraes teria chamado a jornalista de "bostética" e a acusou de ter ligações com uma vereadora de Salvador.
Na sexta (22), o deputado foi convidado pela rádio para dar um direito de resposta quando começou uma discussão com a jornalista. Segundo um vídeo divulgado nas redes sociais de Marcell, ele disse que a jornalista o teria chamado de "asqueroso" e que não iria "aceitar jornalista nenhuma a falar mentiras". Ele completou dizendo: "Vou mostrar como é parte da imprensa baiana". Veja abaixo:
Nota da repúdio da Rádio Sociedade
" A Rádio Sociedade da Bahia repudia veementemente as agressões do Deputado Marcell Moraes contra a Jornalista Silvana Oliveira, ocorridas desde a manhã da última quinta-feira, dia 21 de maio, quando a apresentadora do CONEXÃO SOCIEDADE, entrevistava o chefe da Diretoria de Defesa Animal da Prefeitura de Salvador, Gustavo Moraes. Em um momento da entrevista foi citado o nome da vereadora Marcelle Moraes, e aproveitando o contexto, a apresentadora informou ao entrevistado que vários internautas – que assistiam ao programa pelo Facebook, elogiavam o trabalho desenvolvido por ele, e demonstravam apoio ao deputado Marcell, no que foi perguntado se o entrevistado, Marcell e Marcelle, tinham ligação de parentesco ou possuíam ligação política.
Enquanto o Gustavo Moraes respondia à pergunta, a jornalista Silvana Oliveira foi surpreendida por alguns posts do deputado Marcell Moraes na live da emissora. Essas foram algumas das palavras do parlamentar: “Jornalista ligada a [vereadora] Ana Rita. Me convide, bostética para eu te mostrar o que já fiz”.
Para esclarecer aos ouvintes essas e outras acusações feitas contra a apresentadora, esta emissora recebeu o Marcell Moraes, do PSDB, na manhã desta sexta-feira, dia 22 de maio, no programa Conexão Sociedade. Ao vivo, o Deputado voltou a agredir verbalmente a nossa profissional, inclusive tentando desqualificar a sua ética e profissionalismo.
As agressões desferidas pelo Sr. Marcell Moraes contra uma mulher, profissional de imprensa, no exercício das suas atividades, violentaram não apenas ao sagrado direito de informar, mas também à própria democracia, valores seguidos à risca pela Rádio Sociedade da Bahia.
Entendemos que o Marcell Moraes extrapolou todo o limite ético ao usar as mídias sociais e o próprio microfone da emissora para atacar uma profissional de jornalismo só porque uma entrevista ou reportagem não lhe agradou.
Silvana Oliveira é uma experiente jornalista, que atua nesta emissora como Gerente de Jornalismo e apresentadora. Traz na sua bagagem um histórico vasto de contribuição em várias emissoras nos estados da Bahia e São Paulo.
A Direção da Radio Sociedade esclarece que esta tradicional emissora preza pelo compromisso com a verdade no seu fazer jornalístico e com os valores democráticos inerentes à liberdade de imprensa. E destaca que o que se espera de um parlamentar é a representação do povo dentro dos limites da lei, não às margens da Justiça e da legalidade. Agressões do Deputado Marcell Morais não calarão a Rádio Sociedade da Bahia. Ninguém cala a Rádio Sociedade da Bahia. O maior destinatário desta garantia é o nosso ouvinte".
Nota de repúdio Sinjorba
"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia repudia a atitude do deputado estadual Marcell Moraes (PSDB), que nesta sexta (22), como convidado à Rádio Sociedade, fez sérias acusações contra a jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo do veículo.
Além de faltar com o respeito, ao usar termos em redes sociais como “bostética” e acusá-la sem provas de ter ligações com uma vereadora de Salvador, o deputado repetiu incontáveis vezes que a profissional seria tendenciosa e generalizou termos depreciativos a toda a imprensa baiana, que desqualificou por diversas vezes.
O livre exercício do jornalismo é premissa da democracia. A liturgia do cargo parlamentar pressupõe respeito às pessoas, ao exercício da liberdade de expressão e ao trabalho, especialmente aquele cujas funções incluem fiscalizar os representantes eleitos pela sociedade".