Reforma do Imposto de Renda no Congresso Nacional dará rumo ao valor do Novo Bolsa Família
O valor do novo programa deve ser definido a partir do resultado final da reforma no IR e da folga em 2022 no teto de gastos

Foto: Reprodução/R7
A definição do valor médio do novo Bolsa Família vai proceder a partir dos rumos tomados pela reforma do Imposto de Renda no Congresso Nacional. Como estratégia para ganho de arrecadação, medidas como a tributação de lucros e dividendos serão feitas pelo congresso para servir de fonte de financiamento permanente para a ampliação do programa social.
Segundo o Estadão, os empresários querem uma eventual redução na alíquota proposta, de 20% para 15%, essa redução pode afetar o valor médio a ser pago aos beneficiários.
A estratégia de vincular uma medida à outra é uma decisão de governo por conta da avaliação de que a reforma do Imposto de Renda deve ser impulsionada para a aprovação. Algumas propostas podem se deparar no lobby de empresas e categorias que hoje se beneficiam da chamada “pejotização” para pagar menos imposto.
Com a decisão, o valor do novo programa, que terá a marca social do governo Bolsonaro, será definido a partir do resultado final da reforma no IR e da folga em 2022 no teto de gastos, a regra que limita o avanço das despesas à inflação.


