/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Reforma Tributária: abaixo a burocracia

Notícias
Editorial

Reforma Tributária: abaixo a burocracia

Por Editorial
Reforma Tributária: abaixo a burocracia
Foto: Divulgação

A realidade burocrática do sistema tributário brasileiro é desafiadora. Estima-se que existem mais de 400 mil orientações na legislação tributária (entre as esferas federal, estadual e municipal) para as empresas cumprirem e tentar ficar em harmonia com a Receita Federal.

Tanta complexidade gera mesmo insegurança jurídica e aumenta as chances de deslizes involuntários no que diz respeito ao cumprimento de tantas leis, portarias, atos declaratórios etc. Não há dúvidas: a Reforma Tributária em construção no Congresso deve, como prioridade máxima, descomplicar.

Uma engenharia tributária é urgente. Não se trata – e não vai, mesmo – de diminuir quanto se paga de impostos, mas sim promover uma contabilidade mais inteligível. Isto significa ao empregador ter um controle menos caótico dos compromissos com o Fisco, sem mil malabarismos e a necessidade de recursos humanos em demasia para dar conta das contas.

O impacto desta reforma nos custos, por certo, será uma consequência direta, apesar da tendência em se manter a carga de impostos, afinal, é preciso lembrar que a proposta (a PEC 45) é ainda manter a arrecadação federal constante. No entanto, a tentativa de desburocratização implicaria em diminuir a ineficiência do sistema, cujos excessos são geralmente pagos involuntariamente pelos consumidores.

Mudanças são benéficas quando flexibilizam um rigor que possivelmente nem mesmo o Estado é capaz de dar uma resposta plausível quanto à sua aplicação e necessidade de cumprimento. E o Brasil precisa, o quanto antes, de uma resposta aplicável à Constituição – está mais do que óbvio que os corriqueiros embates na Justiça entre União e contribuintes não são os caminhos que o país precisa para arrumar a legislação tributária. Radicalizar, enfim, é uma ótima alternativa à Reforma.

Próxima notícia
A história mudou

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102