Reforma que prevê simplificação de impostos começa a tramitar no Congresso

Relator, o deputado João Roma (PRB-BA), disse que já há acordo para a aprovação

Por Juliana Dias
Ás

Reforma que prevê simplificação de impostos começa a tramitar no Congresso

Foto: Michel Jesus/Agência Brasil

Uma das poucas propostas que contam com apoio do governo e da oposição, a reforma tributária (Proposta de Emenda à Constituição - PEC 45/19), começa a tramitar no Congresso Nacional. O parecer favorável à matéria deve ser votado na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

O relator, o deputado João Roma (PRB-BA), disse que há acordo para a aprovação. O deputado explicou que a PEC é parte de uma reforma mais ampla que deve ser feita e trata apenas do imposto sobre consumo. Segundo Roma, "a proposta tira encargos do setor produtivo, ajuda a circular a economia e chama as empresas para a legalidade".

A proposta acaba com o IPI, PIS e Cofins (federal), com o ICMS (estadual), e com o ISS (municipal), e cria o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS), de competência de municípios, estados e União, além de um outro imposto, sobre bens e serviços específicos, esse de competência apenas federal.

"O relatório mostra que a proposta não fere nenhum princípio constitucional, uma vez que apesar de simplificar o sistema, centralizar essa arrecadação, mantém a autonomia dos estados e protege de distorções", explicou o deputado que avalia que a centralização pode até gerar um "incremento de receitas" ao Estado.

Depois de ser votada na CCJ, a PEC segue para discussões em uma Comissão Especial, que vai debater os pontos específicos do texto. João Roma quer participar do colegiado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário