• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Rodrigo Pacheco promulga acordo internacional sobre crimes cibernéticos

Rodrigo Pacheco promulga acordo internacional sobre crimes cibernéticos

Medida agilizará acesso de autoridades brasileiras a provas eletrônicas sob jurisdição estrangeira

Por Da Redação
Às

Rodrigo Pacheco promulga acordo internacional sobre crimes cibernéticos

Foto: Agência Brasil

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), promulgou decreto que aprova o texto da Convenção sobre o Crime Cibernético, um acordo internacional que visa combater os crimes cometidos no mundo virtual. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a adesão do Brasil a essa convenção agilizará o acesso de autoridades brasileiras a provas eletrônicas sob jurisdição estrangeira. 

Esse acordo internacional, também conhecido como Convenção de Budapeste, surgiu no âmbito da União Europeia e conta com a adesão de países de fora desse bloco, como Chile, Argentina, Estados Unidos, Costa Rica e República Dominicana.

A medida abrange tanto os crimes cibernéticos classificados de “próprios” (crimes contra a inviolabilidade e o uso adequado de dados e informações cibernéticas em si; por exemplo: o seu acesso não autorizado) quanto os “impróprios” (crimes contra bens jurídicos diversos cometidos por meio da informática; por exemplo: crimes contra a honra, armazenamento de imagens de pedofilia, violação a direitos autorais on-line). 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.