Rosa Weber suspende MP de Bolsonaro que altera Marco Civil da internet

Suspensão não invalida decisão de Pacheco de devolução

Por Da Redação
Ás

Rosa Weber suspende MP de Bolsonaro que altera Marco Civil da internet

Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, suspendeu, nesta terça-feira (14), os efeitos da Medida Provisória (MP) que altera o Marco Civil da internet, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A alteração dificulta a remoção de conteúdos pelas redes sociais e provedores. 

Na decisão, Weber esclareceu que a suspensão não invalida a decisão do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), de devolver a MP.

“Assinalo, finalmente, por necessário, que a presente decisão não impede que o eminente Presidente do Congresso Nacional formule, eventualmente, juízo negativo de admissibilidade quanto à Medida Provisória 1.068/2021, extinguindo desde logo o procedimento legislativo resultante de sua edição”, escreveu. 

A ministra é relatora de ações do PSB, Solidariedade, PSDB, PT e Novo, além do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que indicam que a MP é inconstitucional, argumento que não vai de acordo com as prerrogativas do Congresso Nacional e favorece a disseminação de informações falsas e de discursos de ódio.

Na decisão, Weber também afirmou que “a veiculação, por meio de medida provisória, de matérias atinentes a direitos e garantias fundamentais” é inviável.

“Toda e qualquer conformação de direitos fundamentais implica, necessariamente, restringi-los, de modo que somente lei em sentido formal, oriunda do Congresso Nacional, pode fazê-lo, por questões atinentes à legitimidade democrática, por maior transparência, por qualidade deliberativa, por possibilidade de participação de atores da sociedade civil e pela reserva constitucional de lei congressual”, defendeu.

Weber pede ao presidente da Corte, Luiz Fux, que o tema seja pautado no plenário virtual a fim de "submeter ao referendo do Plenário desta Casa a decisão que proferi nestes autos”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.