Safra de café será de 54,94 milhões de sacas, diz Conab
Número pode ser 7,9% maior que o total colhido em 2022

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (19), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou uma produção de 54,94 milhões de sacas de café para a safra do ano corrente. A produção para 2023 pode ser 7,9% maior que o total colhido no ano passado.
“Para a presente safra, mesmo sendo ano de bienalidade negativa, a previsão é superior em 7,9%, na comparação com a safra colhida em 2022, quebrando o ciclo de evolução da série desde a safra de 2001, quando a Conab começou a acompanhar a safra da produção cafeeira no país”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro, ao anunciar os números.
O presidente explicou que, do número total de sacas estimadas, 37,44 milhões serão de café arábica, correspondendo a um volume 14,4% maior do que o obtido em 2022; e 17,51 milhões serão de sacas café conilon beneficiado, representando uma produção 3,8% menor do que o volume obtido em 2022.
“Em relação ao conilon, é importante dizer que, após uma safra recorde, a perspectiva nessa temporada sinaliza certa redução do potencial produtivo em razão das adversidades climáticas registradas no principal estado [produtor], o Espírito Santo”, afirmou o presidente da Conab.