Saiba como aproveitar o pente-fino do INSS e aumentar sua aposentadoria
Nova operação visa encontrar erros e até cortar benefícios

Foto: Reprodução/G1
O INSS iniciou uma nova operação pente-fino. O objetivo é encontrar erros nas aposentadorias e até cortar alguns benefícios. Mas o trabalhador pode surpreender a Previdência e ainda aumentar o valor do benefício. Além de se defender, o trabalhador também pode pedir para aumentar o valor do benefício.
Por lei, o INSS tem o direito de rever os benefícios e, caso o benefício tenha sido concedido há mais de dez anos, o órgão não pode mais revê-lo. O trabalhador também pode rever o valor do benefício, nesse caso, o prazo também é de dez anos. Isso chama-se paridade de armas.
Quando duas pessoas estão debatendo um direito, há um conflito aonde os interesses são diferentes: o do INSS é cancelar ou diminuir o valor dos benefícios. O interesse do beneficiário é manter e até aumentar o valor da aposentadoria ou da pensão.
Caso o INSS encontre erro no benefício, o segurado ou pensionista não tem que devolver os valores recebidos caso o erro tenha sido da Previdência e se o trabalhador não fez nenhuma fraude nem quis enganar a Previdência. Caso a única saída seja a defesa, o beneficiário que não concordar com a decisão da Previdência pode apresentar recurso no próprio INSS, mas pode ficar sem receber o benefício enquanto o processo é analisado.
Nessa hipótese, é possível apresentar a defesa na Justiça e pedir para o juiz manter o pagamento do benefício enquanto a causa não for julgada. A convocação vai ser feita no endereço de contato informado ao INSS, então é recomendado entrar no site "Meu INSS" para confirmar se está tudo atualizado para não perder a oportunidade de se defender.