Salvador registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; paciente está internado
É o segundo caso em investigação no estado, com o primeiro registrado em Feira de Santana

Foto: Bruno Concha/Secom PMS
Conforme as informações do Ministério da Saúde (MS), Salvador registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na noite desta sexta-feira (3). A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou ao Farol da Bahia que o paciente está internado. Outros detalhes sobre a saúde do indivíduo não foram revelados.
É o segundo caso em investigação na Bahia, com o primeiro divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e registrado em Feira de Santana.
• Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol na Bahia é registrado em Feira de Santana
O país já conta com 113 casos notificados.
Mais cedo, ainda nesta sexta (3), uma atividade de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Centro de Informações em Estratégia em Vigilância e Saúde na Barra levou a apreensão de bebidas alcoólicas suspeitas de adulteração.
Primeiro caso na Bahia
Em nota, a Sesab afirmou que a vítima foi um homem de 56 anos, que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, e morreu na madrugada desta sexta-feira (3).
Amostras biológicas foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial, com resultado previsto em até sete dias, para confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação.
O que é o metanol?
É um álcool utilizado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, considerado altamente perigoso ao ser ingerido. De início, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também poderá causar insuficiência pulmonar e renal.
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, ao ser ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem ocasionar a morte. Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
LEIA MAIS:
• Metanol: Brasil tem mais de 100 casos suspeitos de intoxicação, diz ministro
• Metanol: vigilância sanitária apreende bebidas com suspeita de adulteração na Barra
• Intoxicação por metanol: Ministério da Saúde identifica três possíveis produtores do Fomepizol
• Principal linha de investigação aponta metanol usado na higienização de garrafas como responsável pela contaminação
• Número de fábricas ilegais de bebidas aumentou no Brasil