Santander entra na Justiça contra recuperação judicial da Americanas

Banco requer informações que possam comprovar condutas irregulares de acionistas

Por Da Redação
Às

Santander entra na Justiça contra recuperação judicial da Americanas

Foto: Divulgação

Visando reaver os empréstimos feitos ao longo dos últimos anos, o banco Santander entrou na segunda-feira (23) com um pedido de anulação do processo de recuperação judicial da Americanas no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O banco espanhol é o segundo maior credor financeiro da varejista. 

Em ação judicial, o Santander pede, primeiro, a suspensão das proteções que a varejista recebeu no processo de recuperação judicial, como o congelamento de pagamentos de financiamentos anteriores ao pedido e prazo de 180 dias para renegociar o passivo, que chega a R$ 43 bilhões. O banco quer também acesso a informações que possam comprovar eventuais condutas irregulares de diretores, presidente e até dos acionistas de referência, os brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles. Com 31% das ações da Americanas, os bilionários foram os sócios majoritários da empresa até meados do ano passado.

Dentre as informações requeridas pelo Santander está a troca de mensagens entre executivos da Americanas e os sócios de peso. “[O pedido inclui] todas as correspondências, incluindo e-mails, cartas e/ou mensagens de WhatsApp, Telegram ou qualquer rede social, que os seus executivos e demais empregados da companhia tenham recebido ou trocado com os acionistas controladores nos últimos dez anos, a respeito das chamadas operações de risco sacado [os financiamentos para pagar fornecedores] e quaisquer outras relacionadas às ‘inconsistências contábeis'”, pedem os advogados representantes do Santander.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.