Saúde alerta para o risco de contato com fumaça no São João

Monóxido de carbono liberado irrita os pulmões, informa pasta estadual

[Saúde alerta para o risco de contato com fumaça no São João  ]

FOTO: Agência Brasil

Com a chegada das festas juninas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador alerta para o contato com a fumaça. Isso porque, de acordo com a pasta, o monóxido de carbono liberado pela fumaça produzida pelos tradicionais fogos e fogueiras da festa junina irrita os pulmões e dificulta a respiração, sobretudo no inverno, quando as temperaturas caem e até as infecções respiratórias se tornam mais comuns. 
 
“As pessoas que têm alergias, broncoespasmo, asma e enfisema pulmonar correm um perigo maior ao respirar essa fumaça. Quem foi contaminado pela Covid também sofre esse risco, porque a fumaça piora o funcionamento dos pulmões que, em alguns casos, já está bastante debilitado em decorrência desta doença”, explicou o pneumologista da SMS, Afonso Batista.  
 
Nos locais onde há costume de acender fogueiras, pode ser necessário fechar a janela e se manter o mais distante possível da fumaça. “Se o indivíduo já tem asma ou enfisema e tiver uma crise respiratória neste período, ele pode utilizar bombinhas, nebulização, inalatórios, xaropes, tudo que já lhe foi indicado para impedir o agravamento do sintoma. Precisando de cuidado médico, a maioria das Unidades de Pronto Atendimento resolve no primeiro suporte”, concluiu.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!