/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Saúde do Brasil quer doar 1 milhão de testes de Covid-19 quase vencidos ao Haiti

Notícias
Brasil

Saúde do Brasil quer doar 1 milhão de testes de Covid-19 quase vencidos ao Haiti

Pacote faz parte dos 5 milhões de testes que não foram utilizados e estão guardados em um armazém

Por Da Redação
Saúde do Brasil quer doar 1 milhão de testes de Covid-19 quase vencidos ao Haiti
Foto: Reprodução/ Mufid Majnun/Unsplash

O Ministério da Saúde tenta doar parte dos quase 5 milhões de testes para detecção de Covid-19 que estão encalhados em um armazém federal e que já vencem em abril deste ano. A pasta pretende entregar ao Haiti 1 milhão desses exames.  

O ministério guardava 7,1 milhões de exames do tipo RT-PCR - segundo confirmado pelo Estadão -, o mais indicado para diagnóstico da doença e a maior parte 996%) teria de ir ao lixo entre dezembro e janeiro, mas o produto ganhou mais quatro meses de validade, com base em estudos da fabricante, e 2,1 milhões de testes foram entregues.  

O Itamaraty e o Ministério da Saúde afirmam que o governo haitiano pediu a doação dos testes. “A área da saúde, por estar entre os temas prioritários para a reconstrução e a estabilização do Haiti, constitui um dos principais eixos da cooperação com o país, bem como é objeto de diálogo constante entre os dois países. O governo do Haiti solicitou ao Brasil doação de testes para detecção e está finalizando os trâmites administrativos correspondentes”, afirma o Itamaraty, em nota.

No entanto, o governo brasileiro não doará reagentes de extração e outros insumos usados durante as análises das amostras. “Se os haitianos não tiverem como fazer essas análises ou como realizar coletas, não será possível ao Brasil dar início a alguma eventual doação”, afirma nota do ministério. 

“É necessário recordar que, desde o terremoto, o Brasil intensificou a cooperação humanitária em diversas frentes e três hospitais em território haitiano são mantidos com auxílio brasileiro”, afirma o ministério, que observa ainda que enviou 100 ventiladores pulmonares durante a pandemia ao Haiti.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102