Secretaria Municipal de Saúde se manifesta sobre caso suspeito de intoxicação por metanol em Salvador
Amostras do paciente foram coletadas para comprovar ou não a suspeita

Foto: Sede da Secretária da Saúde no bairro do Comércio, em Salvador. Créditos: Paulo R. Burley/ Wikimedia Commons.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se manifestou na sexta-feira (3), por meio de nota enviada ao Farol da Bahia, sobre o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Salvador, confirmado pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o órgão, uma coleta de amostras foi realizada e o resultado está sendo aguardado para comprovar ou não a hipótese.
“A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informa que, nesta sexta-feira (3), foi realizada a coleta de amostras referentes a um caso suspeito de intoxicação por metanol em paciente clinicamente estável. O material coletado seguiu para análise laboratorial, e o resultado está sendo aguardado”, escreveu.
Além disso, a SMS informou que segue “acompanhando a situação com atenção” e orientou que a população não consuma bebidas e produtos de procedência duvidosa.
Apesar de ser a primeira na capital baiana, o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado foi registrado em Feira de Santana. De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o homem de 56 anos morreu na madrugada da sexta-feira, após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha no município.
Amostras biológicas da vítima também foram coletadas e encaminhadas para análise laboratorial O resultado está previsto para até sete dias.