Senado pré-ferias

Por Editorial
Às

Senado pré-ferias

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O recesso parlamentar já se instaurou no Senado, mesmo antes do extenso período oficial em que parlamentares da Câmara Alto descansam – pela segunda vez no ano – de sessões e compromissos na política nacional. Há dias, talvez desde meados de novembro, nada acontece na casa. 

Tudo está parado e apenas, vez ou outra, algum senador se mete a falar com a imprensa sobre alguma situação pontual do Brasil ou comentar o que supostamente será votado ali – mas tudo no tempo futuro, naquele futuro rastejante que sequer pode acontecer. 

A estagnação incomoda porque o existem pautas relevantes ao país na mesa dos senadores. O projeto Anticrime, por exemplo, proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, está parado. Ainda lá no último mês de julho, a expectativa era que fosse votado o quanto antes no Senado. 

Nenhuma justificativa sensata foi mencionada para tanto, apesar de diversos percalços causados pelos próprios membros do Congresso Nacional entre rusgas e vaidades diante do Executivo.

Os noticiários discriminam, aliás, o descaso do Senado quanto ao tema: falou-se em desidratação com sugestão de retiradas de itens, críticas de especialistas com mais reticências do que firmezas e, claro, alterações no texto principal que atrasam o processo. 

Empurrar para o “ano que vem”, desdenhar de propostas contundentes do governo e falar mais do que legislar tornam a atual legislatura do Senado iguais as anteriores, ou seja, repletas de morosidades, egos acima do ofício e de ombros com a urgência do Brasil em acelerar mudanças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário