Senado pré-ferias

[Senado pré-ferias]

FOTO: Jefferson Rudy/Agência Senado

O recesso parlamentar já se instaurou no Senado, mesmo antes do extenso período oficial em que parlamentares da Câmara Alto descansam – pela segunda vez no ano – de sessões e compromissos na política nacional. Há dias, talvez desde meados de novembro, nada acontece na casa. 

Tudo está parado e apenas, vez ou outra, algum senador se mete a falar com a imprensa sobre alguma situação pontual do Brasil ou comentar o que supostamente será votado ali – mas tudo no tempo futuro, naquele futuro rastejante que sequer pode acontecer. 

A estagnação incomoda porque o existem pautas relevantes ao país na mesa dos senadores. O projeto Anticrime, por exemplo, proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro, está parado. Ainda lá no último mês de julho, a expectativa era que fosse votado o quanto antes no Senado. 

Nenhuma justificativa sensata foi mencionada para tanto, apesar de diversos percalços causados pelos próprios membros do Congresso Nacional entre rusgas e vaidades diante do Executivo.

Os noticiários discriminam, aliás, o descaso do Senado quanto ao tema: falou-se em desidratação com sugestão de retiradas de itens, críticas de especialistas com mais reticências do que firmezas e, claro, alterações no texto principal que atrasam o processo. 

Empurrar para o “ano que vem”, desdenhar de propostas contundentes do governo e falar mais do que legislar tornam a atual legislatura do Senado iguais as anteriores, ou seja, repletas de morosidades, egos acima do ofício e de ombros com a urgência do Brasil em acelerar mudanças.


Notícia Anterior
CPMI do baixo nível
Próxima Notícia
Avanços na educação

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!