Setembro inicia com quase mil focos de queimadas na Amazônia

Houve uma queda se comparado ao ano de 2018

Por Da Redação
Ás

Setembro inicia com quase mil focos de queimadas na Amazônia

Foto: Divulgação/ Comando Militar do Norte

O mês de setembro já começou com 980 focos de queimadas do bioma Amazônia, segundo o sistema de monitoramento de focos ativos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O dado remete ao último domingo (1). O mais recente do Programa Queimadas do Inpe, que atualiza diariamente. Houve um decréscimo se comparado ao mesmo mês de 2018, quando foram registrados 880 focos ativos.

Do mês de janeiro à 1ª de setembro de 2019, o bioma Amazônia soma 47.805 focos de queimadas. No mesmo período só que do ano anterior, foram registrados 23.045 focos. O número, representa mais do que o dobro desde o início deste ano, comparado ao ano passado.

Média de setembro é maior que a de agosto

A média mensal dos últimos anos para setembro é de 33.426 focos. O recorde ainda pertence ao ano de 2007, quando o índice alcançou 73.141 focos. Desde o início da série de monitoramento, em 1998, em quase todos os anos o número total de focos em setembro é maior que o de agosto dos últimos 21 anos. Apenas em cinco oportunidades, houve menos focos do que agosto. As queimadas na Amazônia geralmente se prolongam durante todo o período de clima mais seco na região, que geralmente costuma ser de julho à outubro, mas pode variar de estado para estado.

Maior registro de focos de queimadas desde 2010

O mês de agosto deste ano, terminou com um dado alarmante. Foi o ano com maior registro de focos de queimadas desde 2010, com índice 19% acima da média dos últimos 21 anos. As queimadas no bioma Amazônia ainda tiveram acréscimo de 196% em agosto. Totalizando 30.901 focos ativos, uma disparidade com os 10.421 no mesmo mês do ano passado.

A média de focos registrados no mês de agosto foi ultrapassada no último domingo (25), quando o site do Inpe apontava 25.934 focos de incêndio no bioma. Se for considerado todo território brasileiro, as queimadas também apresentaram alta, com 51.936 focos em agosto, aumento de 128% relacionado ao mesmo mês do ano passado, quando houve registro de 22.774 focos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.