Simone Biles é a atleta mais influente do mundo, diz pesquisa
Neymar aparece em 31º posição na lista; Gabriel Medina é o 36º

Foto: Getty Images
Um levantamento realizado pelo site ‘SportsPro's 50MM’, divulgado nesta segunda-feira (23), aponta a ginasta norte-americana Simone Biles como a atleta mais influente do mundo. Logo depois, aparece a tenista japonesa Naomi Osaka. Atualmente, ambas falaram sobre saúde mental nas redes sociais e, de maneira geral, o assunto gerou engajamento com o público.
Para formular lista, o site leva em conta cinco aspectos que os atletas desempenham em plataformas públicas, como redes sociais: frequência (número total de postagens), alcance (número de seguidores), engajamento e outras duas bases de interação com fãs, demografia (se o público é feminino, Geração Z ou Millenial) e atratividade (afinidade com música, jogos, artigos de luxo ou assuntos internacionais).
Cada tópico gera uma pontuação, que somada leva a um resultado total que serve de guia para o ranking. Biles, por exemplo, teve 183 pontos. Osaka, por sua vez, 179, um a mais do que a goleira da seleção norte-americana de futebol Ashlyn Harris. O boxeador mexicano Canelo Alvarez teve 177, e o jogador argentino Paulo Dybala (176) fechou o top 5.
Dois brasileiros aparecem entre os 50 mais influentes do mundo: Neymar, astro do Paris Saint-Germain Football Club (PSG) e da seleção brasileira, que foi o 31º na listagem, e o surfista bicampeão mundial Gabriel Medina, 36º. Foi o 12º ano que o SportsPro's 50MM promove a lista. Em 2020, Messi, que se transferiu neste mês do Barcelona para o PSG, foi apontado como o atleta mais influente do planeta.