Sonda da Nasa chega à Ganimedes nesta segunda-feira (7)
A maior lua de Júpiter será observada de perto pelas câmeras da missão Juno

Foto: Divulgação/Astrogeology Science Center
Uma sonda da Nasa chegará nesta segunda-feira (7) a 1.038 quilômetros da superfície de Ganimedes, a maior lua de Júpiter. Em mais de 20 anos, essa será a primeira vez que a maior lua do sistema solar terá seu primeiro registro. A missão Juno, da Nasa, tem observado Júpiter e suas luas desde julho de 2016.
Essa distância é a mais próxima que uma espaçonave já esteve da lua desde que a sonda Galileo conseguiu se aproximar, em maio de 2000. Câmeras a bordo da Juno devem capturar imagens de Ganimedes, enquanto outros instrumentos coletam dados que ajudarão os cientistas a aprender mais sobre a composição dessa lua, incluindo uma espécie de "casca de gelo" que circunda o satélite.
Com 5,2 quilômetros de diâmetro, esta lua é maior que o planeta Mercúrio e é a única lua no sistema solar com sua própria magnetosfera, uma região em forma de bolha que carrega partículas localizadas em torno do corpo celestial.
Três câmeras filmarão a superfície de Ganimedes
Os pesquisadores examinarão essas imagens coletadas por Juno, comparando-as com as de missões anteriores, procurando por mudanças nas características da superfície que podem ter ocorrido ao longo dos anos.