Stellantis quer comprar maior parte da GAC chinesa

Marca tem Join-venture com Toyota, Mitsubishi e Peugeot além de 3 marcas próprias

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Stellantis quer comprar maior parte da GAC chinesa

A Stellantis informou que pretende aumentar para 75% a sua participação na joint venture GAC-Stellantis na China. Com isso, a empresa, que é dona das Jeep, Fiat, Citroën, Peugeot, RAM, Chrysler, conseguirá expandir os negócios no mercado chinês.

É importante lembrar que a A GAC-Stellantis é uma joint venture formada entre a China Guangzhou Automobile Group Co., Ltd. (GAC Group) e a Stellantis em março de 2010. Localmente a empresa atua com Jeep e Fiat.

No ano passado, em setembro, a Stellantis já tinha comunicado que criaria uma organização operacional simplificada chamada de “Stellantis Jeep” com o objetivo de desenvolver a marca no mercado chinês.

De acordo com a marca, a JV está apta para apoiar a estratégia denominada de “One Jeep” na China, que será focada na fábrica de Changsha, que deve produzir o Compass por lá. A marca informou que mais detalhes sobre os planos para o mercado chinês serão revelados em março deste ano.

Muito além de Fiat e Jeep

A GAC é mais uma das gigantes chinesas. Sigla de “Guangzhou Automobile Group Co., Ltda”, a marca vendeu 18 milhões de veículos sendo 720 mil de suas marcas próprias.

A empresa tem joint-ventures com inúmeras marcas como Toyota, Mitsubishi, Isuzu e Peugeot. Só das marcas citadas a GAC Fiat Chrysler vendeu 40 mil veículos em 2021 incluindo versões locais do Renegade, Compass e Commander diferente do nosso.

No mercado local a GAC atua com marcas próprias como Aion que é a maior delas, além da Changfeng Motor (Leopaard), Gonow e Trumpchi que tem nada menos que 16 modelos no seu portfolio atual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.