• Home/
  • Notícias/
  • Justiça/
  • STJ faz 1ª demissão de servidor suspeito de envolvimento em esquema de venda de decisões

STJ faz 1ª demissão de servidor suspeito de envolvimento em esquema de venda de decisões

Técnico trabalhou nos gabinetes das ministras Nancy Andrighi e Isabel Gallotti, que não são investigadas

Por FolhaPress
Às

STJ faz 1ª demissão de servidor suspeito de envolvimento em esquema de venda de decisões

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) fez a primeira demissão, nesta sexta-feira (5), de um servidor suspeito de envolvimento no esquema de venda de decisões judiciais da corte.

A demissão é do técnico judiciário Márcio José Toledo Pinto, que trabalhou em diversos gabinetes da corte. Ele era alvo de uma investigação interna do STJ aberta após a revelação de relações de servidores do tribunal com o lobista Andreson de Oliveira Gonçalves.

Ele também é investigado pela Polícia Federal, em um inquérito criminal. A defesa de Toledo tem dito que só irá se manifestar nos autos.

A demissão, sob a justificativa de que ele cometeu infrações no regime jurídico do servidor público, foi publicada em portaria assinada pelo presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e diz que ele se valeu do cargo "para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública" e revelou "segredo do qual se apropriou em razão do cargo".

Toledo é suspeito de irregularidades nos gabinetes das ministras Nancy Andrighi e Isabel Gallotti --elas não são investigadas.

Ele é investigado por movimentações realizadas em processos "com alteração e exclusão de minutas internas em poucos minutos, inviabilizando a visualização por outras pessoas", segundo decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Sua participação é citada em diálogos extraídos pela polícia do celular do advogado Roberto Zampieri, morto no fim 2023, com Andreson.

Em agosto de 2023, Zampieri solicitou que Andreson enviasse a ele documentos que, segundo as investigações, seriam duas minutas de decisões referentes a ações de relatoria de Nancy Andrighi.
Busca e apreensão feita pela Polícia Federal também expõe uma relação de intimidade entre Andreson e Toledo.

Em troca de mensagens com sua esposa, Toledo faz comentários sobre a família de Andreson e encaminha fotos de um resort perto da usina de Itaipu, no Paraná, que pertenceria ao lobista.

A PF também identificou "discrepâncias significativas" nas movimentações financeiras de Toledo, em uma análise sobre a sua evolução patrimonial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.