Surtos de Covid-19 duplicam na UE causados pelo aumento na transmissão do vírus em países da Europa Central e Oriental
Segundo balanço do Our World in Data, em um mês os novos casos por dia já haviam ultrapassado 112 mil

Foto: Reprodução
A União Europeia (UE) duplicou os novos casos e mortes provocadas pela Covid-19 no último mês por causa do atraso da vacinação em países da Europa Central e Oriental, que tem aumentado a transmissão da doença. De acordo com o balanço do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no dia 3 de outubro, o bloco europeu registrava em média 50,2 mil diagnósticos diários da doença, com 613 mortes.
Em um mês, as infecções por dia já haviam ultrapassado 112 mil. As mortes registradas em em 24 horas se aproximam de 1,2 mil.
Dos dez países com mais casos por 1 milhão de habitantes, sete estão na UE: Estônia, Letônia, Eslovênia, Lituânia, Croácia, Eslováquia e Bélgica. Quatro das cinco nações com mais mortes proporcionais também fazem parte do bloco: Romênia, Bulgária, Letônia e Lituânia.
A Alemanha, maior economia da UE, registrou nesta quinta-feira (4) o maior número de casos desde o início da pandemia: foram 33.949 infecções confirmadas em uma hora, segundo o Instituto Robert Koch, o órgão sanitário do país. O recorde anterior, de 33.777 diagnósticos, era de dezembro do ano passado.


