Trans podem utilizar nome social pela primeira vez em eleições municipais

Candidatas transsexuais também poderão utilizar as cotas destinadas às mulheres

Por Da Redação
Ás

Trans podem utilizar nome social pela primeira vez em eleições municipais

Foto: Reprodução

Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilitou a candidatos e candidatas transgênero de concorrerem às eleições usando o nome social. Essa é primeira vez que os postulantes aos cargos de prefeitos e vereadores no Brasil terão essa possibilidade, apesas da medida valer desde 2018.

O formulário do Requerimento de Registro de Candidatura (RRC) solicita entre outros dados pessoais, o nome social. Desta forma, quem não se identifica com o gênero designado ao nascimento, pode concorrer utilizando o nome pelo qual a comunidade pertencente os conhece. 

Com isso, 167 candidatos aos cargos de vereadores optaram por utilizar o nome social nas eleições. Desses, 136 (81,88%) são do gênero feminino e 31 (18,13%) do masculino.

As candidatas transsexuais também poderão usar as cotas destinadas às mulheres. Pelo menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, são separados para financiar as campanhas femininas no período eleitoral. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.