Tratamento evita o retorno do melasma

Dermatologista chama atenção para a utilização do protetor solar no combate a enfermidade

Ás

Tratamento evita o retorno do melasma

Foto: Reprodução

Quem tem ou faz tratamento para conter o melasma sabe o quanto essa condição pode afetar a vida das pessoas. E apesar de não ter cura, existem cuidados capazes de clarear e diminuir essas manchas, além de evitar que elas escureçam. 

Caracterizada pela hiperpigmentação da pele, a doença é decorrente da deposição aumentada de melanina (proteína que garante a coloração e evita os danos da radiação ultravioleta no DNA). “O transtorno resulta na formação de manchas castanho-escuras ou marrom-acinzentadas, com limites bem demarcados, mas formato irregular. Embora se localizem preferencialmente na face, as lesões também podem surgir no colo, pescoço e antebraços e seu tamanho pode variar bastante”, explica a dermatologista Bárbara Carneiro. 

Embora não suma para sempre, o tratamento evita o retorno da doença. Além disso, medidas como o uso contínuo do protetor solar é importante. “Junto a não exposição frequente ao sol e a suspensão da utilização de hormônios”, revela. 

Apesar de ser mais comum em mulheres entre 20 e 50 anos, essa enfermidade também pode afetar os homens. Seus fatores desencadeantes são, exposição solar, uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética e algumas doenças. “O anticoncepcional é considerado um dos principais fatores por conta do estrogênio, que influencia no aparecimento das manchas”, explica.

 As gestantes costumam ser as mais atingidas devido às alterações hormonais que ocorrem nesse período. Áreas como a linha do meio da barriga e as axilas, ficam mais escuras e aquelas que já possuem a mancha tendem a ter o quadro piorado. Por conta disso, é preciso ter atenção aos produtos utilizados e ao mínimo sintoma, procurar o dermatologista. 

“O ideal é usar o filtro solar diariamente e começar a utilizar dermocosméticos com vitamina C em sua composição. Alguns peelings e outros tratamentos também podem ser realizados. É importante o indivíduo estar atento a qualquer aparecimento de mancha na pele e procurar o dermatologista para o tratamento adequado“, finaliza. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.