Trump concede perdão e determina libertação de George Santos, ex-deputado norte-americano filho de brasileiros
Republicano havia sido condenado a sete anos de prisão por fraude e falsidade ideológica

Foto: Foto: Reprodução/George Santos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (17) o perdão ao ex-deputado republicano George Santos, filho de brasileiros, condenado a sete anos de prisão por fraude e falsidade ideológica. O ex-parlamentar estava preso desde julho em uma penitenciária federal e, segundo Trump, será libertado “imediatamente”.
Em publicação na rede Truth Social, o presidente afirmou que Santos “foi terrivelmente maltratado” e que a punição imposta pela Justiça norte-americana era “severa demais”.
George foi eleito em 2022 por um distrito de Nova York e expulso da Câmara dos Representantes no ano seguinte após uma série de escândalos envolvendo mentiras sobre sua trajetória pessoal e profissional. Investigações revelaram que ele havia enganado doadores, cometido fraude eletrônica e roubado identidades, inclusive de seus familiares para financiar sua campanha. Em acordo judicial, o ex-deputado admitiu os crimes e aceitou pagar cerca de US$ 580 mil em multas, além da pena de prisão.
Antes de ser condenado, ele se disse “profundamente arrependido” e classificou a pena pedida pelos promotores como “excessiva”.