TSE lança sistema de alerta contra desinformações sobre eleições
Medida do órgão tem parceria com Telegram, Facebook e WhatsApp

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, anunciou nesta terça-feira (21), o lançamento de um sistema de alerta contra desinformação sobre as eleições. Segundo a Corte Eleitoral, a ferramenta permitirá a qualquer pessoa fazer um alerta sobre episódios de circulação de notícias falsas.
A medida acontece em parceria com as plataformas Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, TikTok, Google, Youtube, Twitter, Kwai, Linkedin e Spotify.
Agora, um formulário ficará disponível no site do TSE para que sejam feitas as denúncias. Nestes, os usuários deverão descrever o tipo de conteúdo, o local encontrado e se a mensagem tem relação com o sistema eleitoral.
"A partir de agora, qualquer pessoa poderá acessar esse sistema, que já está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral, e reportar episódios envolvendo a circulação de notícias falsas, portadoras de inverdades sobre o sistema eleitoral brasileiro, que atentem contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que possam afetar a normalidade do pleito eleitoral", anunciou Fachin.
Segundo o ministro, a ferramenta foi desenvolvida "em prol da contenção de riscos sociais e da preservação da higidez do ambiente comunicacional", já que a propagação de narrativas falsas "impactam negativamente a estabilidade do panorama democrático".
Fachin explicou ainda que por meio do novo sistema, o TSE poderá "receber, analisar e encaminhar, com extremas eficácia e transparência, as denúncias registradas" às plataformas digitais.
"Enfatizo, por oportuno, o compromisso cívico e o senso de responsabilidade social das plataformas parceiras – Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram, TikTok, Google, Youtube, Twitter, Kwai, Linkedin e Spotify, que no decurso dos últimos meses mantiveram um profícuo diálogo com a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE", seguiu.