Um em cada dez passageiros teve voo suspenso ou com atraso em 2021, aponta pesquisa

Na soma, mais de 434,6 mil pessoas tiveram voos cancelados

[Um em cada dez passageiros teve voo suspenso ou com atraso em 2021, aponta pesquisa]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo um estudo divulgado pela AirHelp, ao menos 11% dos passageiros sofreram com atrasos ou cancelamentos pelas companhias aéreas brasileiras em 2021. No total, as empresas transportaram cerca de 40,6 milhões de passageiros, desde número, 4,5 milhões tiveram problemas com os voos. 

Ao todo, os atrasos superiores a quatro horas afetaram 52,8 mil passageiros. Outros 434,6 mil clientes tiveram voos suspensos no ano passado. 

Em dezembro, quando 4,7 milhões de passageiros utilizaram os serviços de transporte aéreo, 21,3% do público sofreu com atrasos e cancelamentos, cerca de 1 milhão de pessoas. Dentre as causas está a suspensão das operações aéreas da companhia Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), anunciada no dia 17 do mesmo mês. 

Indenizações

Em caso atrasos e cancelamentos não provocados por questões meteorológicas ou de força maior, os passageiros podem chegar a pedir indenização às companhias aéreas.

O estudo da AirHelp, aponta que um em cada 99 passageiros atende aos requisitos de elegibilidade para solicitar a indenização por transtornos causados por atrasos e cancelamentos. Para isto, os passageiros devem apontar se o adiamento ou a interrupção realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário, caracterizando "danos morais".


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