/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Urgência em flexibilização no Mercosul

Notícias
Editorial

Urgência em flexibilização no Mercosul

Confira nosso editorial desta sábado (27)

Por Editorial
Urgência em flexibilização no Mercosul
Foto:

O mandatário brasileiro Bolsonaro, assim como o presidente do Uruguai, Lacello Pou, têm razão: o Mercosul precisa ser muito mais do que é, hoje, com 30 anos de existência. A exigida flexibilização do ainda complexo e desunido bloco sul-americano permitiria a negociação de acordos comerciais, por todos os países-membros, de forma individual.

As farpas trocadas no encontro da cúpula do Mercosul, na sexta-feira (26), que celebrou as três décadas de atividades da organização intergovernamental, é um evidente sinal de bagunça e falta de unidade.

É ruim para as nações e é ruim para as intenções de Brasil e demais membros perante Europa, Ásia e outros blocos econômicos com quais existem importantes e fundamentais intenções comerciais.

A agenda de modernização do Mercosul necessariamente deve passar pela ideia de flexibilização, diferente do que pensa do presidente argentino, Alberto Fernández, este momento delicado e de eminente estrangulamento econômico é, sim, gatilho para se debater a ideia.

Os pífios índices de quase todos PIBs sul-americanos nos últimos anos, e acirrados pela crise da covid-19, legitimam a urgência de se permitir, com uma eventual flexibilização, as negociações dos membros do Mercosul em expandir as negociações comercias com outros países.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102